-
Arquitetos: Cadaval Estudio
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias :Sandra Pereznieto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa NOAH está localizada em Valle de Bravo, uma região com florestas e montanhas a 2 horas da Cidade do México. Esta pequena cidade de casas rústicas e clima chuvoso é um destino popular para atividades ao ar livre, como navegação no lago, caminhadas nas florestas circundantes e voo de parapente, atraindo muitos visitantes nos finais de semana em busca de aventuras.
Construída em frente ao campo de golfe de Rancho Avándaro, a Casa Noah é composta por dois prismas de tamanhos diferentes, com a ideia de reduzir o impacto de sua escala e fornecer privacidade aos seus programas. Seu design incorpora pórticos e duplas alturas, concebidos estrategicamente para enfrentar o clima característico da região. Esses elementos arquitetônicos não apenas fornecem resistência, mas também se adaptam efetivamente ao ambiente, oferecendo uma residência que dialoga com a natureza circundante.
No corpo menor estão localizados os programas públicos: a sala - em dupla altura -, a sala de jantar, um estúdio no mezanino, bem como um grande terraço coberto que se projeta como a extensão da sala e o espaço de maior atividade da casa. Um ambiente intermediário entre o interior e o exterior, um espaço externo coberto ou um espaço interno aberto, como se preferir entender. Este espaço permeável e flexível tem conexão direta com o jardim e a piscina e, lateralmente, também com a cozinha, que atua como articuladora entre os dois volumes.
O volume longitudinal abriga, além da cozinha, os quartos, a despensa, o estacionamento e as áreas de serviço. Ele possui um pórtico perimetral, que proporciona sombra e terraços cobertos no térreo. Um espaço intersticial de onde se pode ver a chuva e se proteger das condições externas.
Materiais e técnicas. Os dois volumes nos quais a casa é dividida são compostos por uma base de concreto aparente e uma parte superior de pedra vulcânica. Pretende-se assim brincar com a percepção desses materiais invertendo a ordem convencional. A base é feita com um material liso, sem textura e de aparência mais leve, enquanto a parte superior é composta por um material mais pesado, de textura rugosa e maior carga visual. A base de concreto também é transferida para o interior da casa, no entanto, a parte superior de pedra se torna por dentro um painel de madeira de grande leveza, calor e conforto.